quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Carta a uma amiga

Por Ela

Vc está com diarréia e passando muito mal, mas faz um esforço e vai na casa do seu pai comer o almoço que seu avô fez pra vc. Aí descobre que seu avô cozinhou uma comida que vc não gosta, que na verdade tem até nojo. Mas não pode fazer desfeita. Vc tem educação. Agradece, mas diz que não está se sentindo bem e que nem vai almoçar. Agradece de novo e ressalta que sabe que foi feito com carinho. Sua mãe insiste pra vc comer e faz uma omelete leve. Vc come um pedaço. Seu avô pirraça e come o resto da sua omelete. Vc está com fome, mas só come arroz. Seu pai te chama de ingrata. E vc saiu de casa passando muito mal, por nada. Devia ter ficado lá.

Vc já não tem roupas no seu armário que te sirvam. Escolhe um daqueles últimos vestidos que ainda estão servindo e veste para ir trabalhar. Passa na sua mãe depois do trabalho e sua mãe te lembra o quão grande sua bunda está e diz, com a delicadeza de um elefante, que está muito feio. Vc diz que não vai comprar todo um guarda roupa novo para usar por mais 2 meses apenas. Ela então te oferece roupas dela e diz que seu pai vai comprar vestidos para vc, se vc não pode. (Vc pode, mas não quer) Vc volta pra casa se sentindo linda, atraente e bem disposta com tanto carinho.

Vc confirma sua participação no curso para gestantes oferecido pelo hospital onde vai dar à luz. O marido afirma que vai com vc. O curso está marcado há duas semans e dura das 19h às 20h15. Ele chega para te buscar às 20h e vc sabe que vc demora 30 minutos para chegar no local do curso. Vc não vai ao curso.

Vc está organizando seu chá de fralda. Pediu para o marido imprimir algumas coisas para vc decorá-lo há duas semanas. Ele não imprimiu. Vc diz que desistiu porque não vai mais ter tempo de montar as coisas que queria, que ele demorou demais. Ele responde com um simples "um-hum" e não dá a mínima se aquilo era importante para vc..

Até que um dia Vc está com infecção urinária e sente muita dor quando o bebê chuta sua bexiga. De saco cheio de pequenas coisas que foram se acumulando, vc explode, de dor, de chateação, de impotência, de solidão, de.... E paga de doida. E chora. E diz o quanto essas pessoas são insensíveis e egoístas com vc. E mostra toda a sua carência e fragilidade. E as pessoas te acarinham? Não, elas te criticam mais ainda e dizem que vc precisa se controlar mais.

Essa sou eu grávida, esse é meu dia.
Bem-vinda.

(Eu sei que vc me entende, amiga. Eu não vou matar ninguém de verdade, tranquileze-se. Talvez eu só faça uns bonecos de vodu...)

2 comentários:

Renata disse...

Ai gente, como assim eu descobri só agora que esse casal lindo está grávido??? Que lindooooooooooos! Parabéns!
Desejo que a mamãe e o bebê passem super bem por toda gestação e que esse bebezinho chegue ao mundo lindo, forte e cheio de saúde e que seja sempre motivo de muita alegria pra vcs.
Adorei!
beijos, Re

A Jana e o Ti disse...

Pois é, Rê, de 7 meses e meio já... :D O tempo voa nessas horas, né? Estamos super bem, graças a Deus! Doida pra chegar o dia de ver a carinha dele!...
Beijos!